XIX Concerto de Música Sacra e de Natal no CCB

9 de janeiro de 2008


O Centro Cultural da Branca foi o palco escolhido para receber o XIX Concerto de Música Sacra e de Natal, um evento organizado pelo Grupo Coral da JOBRA, que teve lugar na noite de 22 de Dezembro. O auditório contou com lotação quase esgotada para receber o Orfeão de Vagos, o SAXa4 e o Grupo Coral da JOBRA.

O Orfeão de Vagos, fundado em 11 de Dezembro de 1968, apresentou um programa muito variado: “No la devemos Dormir”, do Cancioneiro de Uppsala, “Beijai o Menino”, melodia popular, “Pinga com Limão”, de P. Breque, bem como as melodias gospel “Nobody knows” e “Cert’ly Lord”, terminando com o tema “Contentores”, dos Xutos e Pontapés.

O SAXa4, fundado em 2004, é composto quatro elementos executantes da banda de música da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB), Cláudio Ferreira, Marco Brandão, Diogo Rios e Jorge Sousa brindaram os presentes com as seguintes obras: III and. Concerto Italien de J. S. Bach, Morning Mood, da “The Peer Gynt Suite” de E. Grieg, extractos da West Side Story de L. Bernstein, Adagio for Strings op. 11, de S. Barber, Hark How the Bells, um arranjo de R.di Marino, e Santa Express, de A. Cook.

O Grupo Coral da JOBRA apostou num programa mais calmo, fazendo uma pequena passagem pela música sacra, com o Ave Maria, de T. L. Victoria, Locus Iste, de A. Bruckner, e Cantique de Jean Racine, de G. Fauré. Com uma passagem pelos Cancioneiro de Uppsala, com Riu, riu, chiu, introduziu-se a música de Natal em português, com as peças Confusa, Perdida, de F. Lopes-Graça, Pastores que andais na serra, um arranjo de F. Lapa, e Dorme, dorme, meu menino, de M. Nascimento.

O Grupo Coral encerrou com as interpretações de Oh Holy Night, de A. Adam, e Free at last, um espiritual com arranjo de J. Hairston. O coro contou ainda com a colaboração de Ricardo Pires (violino), e Miguel Rodrigues (piano).

Segundo a organização, o balanço final é bastante positivo. “Com este tipo de iniciativas pretendemos cativar novos elementos para o coro, independentemente da idade. Aliás, 2007 foi um dos anos em que entraram mais elementos novos, garantindo o seu rejuvenescimento”, explicou a comissão coordenadora do Grupo Coral da JOBRA.

O ano de 2008 promete ser de muita actividade, culminando com o XX Concerto de Música Sacra e de Natal. Uma data que será alvo de uma grande comemoração, altura em que serão convidados alguns coros nacionais.

Sandra Pinho

0 comentários:

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire